English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > Institucional > Estrutura da CNI > Conselhos Temáticos
Conselhos Temáticos
 < voltar

.

Tamanho do texto: A-   A   A+
 Imprimir
 Envie para um amigo
A estrutura da CNI compreende Conselhos Temáticos, órgãos consultivos que têm como objetivos básicos:

•    Discutir e propor estratégias relacionadas com as grandes questões de interesse do setor industrial e projetos legislativos no âmbito de sua respectiva abrangência temática;
•    Apresentar subsídios ao processo decisório dos órgãos diretivos da CNI relacionados com o posicionamento estratégico e com a atuação da entidade na defesa dos interesses da indústria brasileira;
•    Ampliar a participação de setores representativos, organizações e associações do segmento industrial, buscando consolidar e uniformizar a ação de representação da CNI; e
•    Orientar, acompanhar e avaliar a atuação dos representantes da CNI nos órgãos colegiados do Poder Público e de outras instituições, em suas respectivas áreas de abrangência temática.

Os Conselhos Temáticos são integrados por até 25 membros, com presidente escolhido pelo presidente da CNI. O mandato é de dois anos, sendo permitida a recondução. Os grupos se reúnem ordinariamente pelo menos a cada dois meses ou, extraordinariamente, por convocação do seu presidente. São eles:

•    Assuntos Legislativos (CAL): o Conselho analisa e orienta a ação política da CNI junto ao Congresso Nacional, com foco no acompanhamento e na busca de influência no processo legislativo. Além disso, articula apoio político a projetos de interesse do setor industrial, divulga posições da CNI junto ao Congresso Nacional e participa do processo de formulação da Agenda Legislativa.

•    Educação (COED): promove o debate sobre a educação brasileira, nos vários níveis e modalidades, a partir da visão da indústria e com o objetivo de promover uma formação de qualidade para os jovens, de modo a capacitá-los para os desafios do mercado. O Conselho também identifica e apoia a difusão de boas práticas educacionais, além de recomendar ações que fortaleçam a educação no país e o desenvolvimento do empreendedorismo.

•    Infraestrutura (COINFRA): avalia, acompanha e propõe sugestões sobre a disponibilidade e qualidade da infraestrutura no Brasil, principalmente nas áreas de energia, transportes, portos, saneamento básico e telecomunicações. Também acompanha e influencia o desenvolvimento dos marcos regulatórios destes setores.

•    Integração Internacional (COINTER): analisa a política de comércio exterior brasileira e de negociações internacionais e orienta o relacionamento da CNI com órgãos governamentais responsáveis por sua implementação. Exerce influência na legislação de comércio exterior e na busca pela integração da indústria brasileira com o mercado mundial. Para tal, realiza ações de promoção comercial, de investimentos e de acordos comerciais bilaterais e multilaterais e de integração econômica.

•    Integração Nacional (CIN): estuda as diferenças regionais, com o objetivo de propor alternativas para que o desenvolvimento do país se dê de forma equilibrada, tanto nas suas dimensões econômicas, políticas e sociais, quanto na territorial. Contribui para o alinhamento estratégico e formação do posicionamento da CNI em relação a assuntos relacionados à redução das disparidades econômicas do país.

•    Meio Ambiente (COEMA): acompanha a legislação, desenvolve propostas de políticas e estimula práticas voltadas para a ecoeficiência. Promove o debate com especialistas e autoridades na área ambiental e avalia as políticas públicas de licenciamento ambiental, controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras. Formula linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias e a preservação do meio ambiente.

•    Micro e Pequena Empresa (COMPEM): contribui para a elaboração e a aplicação de políticas relativas ao tratamento diferenciado aos pequenos negócios industriais, com vistas a sua competitividade e desenvolvimento. Realiza estudos e propõe estratégias para questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte, como inovação tecnológica, capacitação empresarial e acesso ao mercado externo.

•    Política Econômica (COPEC): estuda as mudanças na política econômica, formula propostas, acompanha a conjuntura do país, avalia e propõe políticas nas áreas monetária, creditícia, cambial, fiscal e tributária. Também contribui para o alinhamento estratégico e a formação do posicionamento da CNI em relação a assuntos relacionados ao crescimento econômico e ao desenvolvimento nacional.

•    Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN): elabora e acompanha a aplicação das políticas que dizem respeito ao desenvolvimento industrial e tecnológico, oferecendo subsídios para o seu aperfeiçoamento. Promove debate com especialistas e autoridades na área de política industrial e de inovação e avalia as políticas públicas para o setor.

•    Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social (CRT): o Conselho apresenta propostas de alterações da legislação sindical e trabalhista, conforme princípio da modernização e da harmonia das relações entre capital e trabalho. Ainda atua examinando as tendências do mercado de trabalho, políticas de empregos e salários no país, além da legislação e de relações internacionais do trabalho.

•    Responsabilidade Social (CORES): estimula o desenvolvimento integrado e em rede de ações e iniciativas de responsabilidade social nas federações, associações e empresas industriais. Além disso, mapeia as diversas formas de atuação das empresas nas questões sociais, seus resultados e perspectivas de sustentação e disseminação, promovendo a difusão de boas práticas de responsabilidade social.
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas