English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > Serviços para Indústria > Certificação de Origem Digital
Certificação de Origem Digital
 < voltar
 Imprimir
 Envie para um amigo

Tamanho do texto: A-   A   A+

A Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), oferece aos exportadores a emissão on line do Certificado de Origem, através do SISTEMA COD BRASIL.  

Com o serviço informatizado, que está disponível nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, o tempo médio de emissão do documento caiu de dois dias desde o momento em que a empresa começava a preencher as informações até receber a aprovação para apenas 15 minutos em média. Além disso, o novo sistema evita erros, reduz os custos com a burocracia e dá maior segurança ao exportador.

Através da ferramenta é possível acessar um banco de dados único e disponível em todo território nacional, facilitando a operação de empresas que possuem relação com fornecedores ou prestadores de serviço em diferentes regiões do Brasil além de evitar o retrabalho com a duplicidade de documentos.

Após a homologação do governo e superada a fase de testes com as aduanas de outros países, o Sistema permitirá a emissão de Certificados de Origem totalmente digitais para mercadorias vendidas aos países que o Brasil possui acordos comerciais.  Isso dispensará a papelada, e o exportador poderá passar o documento para o importador por meio eletrônico, o que garantirá mais segurança nas operações e afastará o risco de falsificações.      
   
O Certificado de Origem, documento que comprova a nacionalidade do produto, é necessário para o exportador obter os benefícios alfandegários previstos nos acordos comerciais do Brasil com outros países. As federações de indústrias  estão entre as instituições que têm a autorização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para emitir os certificados. Atualmente, o Sistema Indústria é o maior emissor do país, com o equivalente a cerca de 75% do total de certificados no país.

Para usar o sistema informatizado da CNI, os exportadores devem acessar o endereço eletrônico www.cod.cni.org.br ou procurar a federação de indústria do seu estado.

Apoio:

 

 

Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas