English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Economia > A tributação no dia a dia
Economia
 < voltar
A tributação no dia a dia
Tamanho do texto: A-   A   A+
Carga tributária retarda crescimento da economia

No campo da tributação, a CNI está atenta não só às grandes questões, que envolvem a necessidade de uma ampla Reforma Tributária, como também aos problemas do cotidiano. São aqueles que exigem mudanças pontuais, de aperfeiçoamento do sistema, com vistas a desonerar os investimentos e estimular a produção.

O baixo ritmo de crescimento da economia brasileira nos últimos anos tem sua origem nos elevados gastos públicos e na consequente elevada carga tributária. Para o país crescer de forma vigorosa, é necessário atrair investimentos, algo impossível com uma carga tributária de quase 35% do PIB. Nesse patamar, não há poupança nacional em volume suficiente para manter a taxa de investimento no nível desejado.

Para reverter esse quadro, a CNI faz mais do que cobrar soluções do governo – leva propostas e apresenta ideias para o desenvolvimento de um ambiente que propicie o crescimento sustentado das indústrias. Um bom exemplo de interação entre o governo e o setor privado se deu na elaboração da MP do Bem, que resultou na Lei 11.196/2005.

Ao final, a Medida Provisória editada foi recebida pela indústria como uma vitória. Incorporou no seu texto um amplo conjunto de sugestões apresentadas pela CNI na área tributária, para estimular investimentos e incentivar exportações, entre outras.


Documentos para download
O dilema fiscal: emendar ou reformar?
Carga tributária e seus efeitos na economia
16/06/2011 | 1º Encontro de Representantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou no dia 15 de junho, em Brasília, o 1º Encontro CNI e Representantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

Participaram do evento o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o presidente do CARF, Otacílio Cartaxo, Conselheiros do CARF, representantes de federações e de outras entidades.

No seminário foram discutidas as novas regras de gestão das representações governamentais e realizadas três sessões com os conselheiros, nas quais foram discutidos temas como: preço de transferência, aproveitamento do ágio nas aquisições societárias, tributação da participação nos lucros e resultados, prescrição e decadência e aproveitamento de Crédito no PIS/COFINS.

Este encontro é resultado da nova estratégia de gestão das representações governamentais, que tem o objetivo de apoiar e orientar a atuação do representante no processo de tomada de decisão, em nome da indústria, e na definição da agenda pública. O representante da CNI deve buscar o real posicionamento do setor industrial, de modo a conferir total credibilidade à posição defendida.

A CNI espera fortalecer a atuação dos conselheiros dos contribuintes no CARF, apoiar a manifestação e participação dos conselheiros para proposições de súmulas e resoluções e mobilizar as demais Confederações para a discussão de propostas, dentre outros.

Ainda neste ano, está prevista a realização de outros encontros com os representantes do CARF.

Para mais informações entre em contato com Pablo Cesário, Gerente-Executivo da Unidade de Gestão de Defesa de Interesses da CNI, e-mail: pcesario@cni.org.br.

Ações Anteriores
16/06/11 - 1º Encontro de Representantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF)
19/04/11 - CNI divulga estudo sobre substituição tributária no ICMS com proposta de aperfeiçoamento do regime
11/11/10 - CNI pede a Temer que impeça tramitação de projeto recriando a CPMF
05/11/10 - CNI apresenta proposta para evitar acúmulo de créditos tributários
17/11/08 - Prazo maior para pagamento de impostos já produz bons efeitos na economia
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas