English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Economia > Financiamento de longo prazo
Economia
 < voltar
Financiamento de longo prazo
Tamanho do texto: A-   A   A+
Dificuldades no acesso ao crédito de longo prazo

No Brasil há pouco financiamento de longo prazo, concentrado em linhas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E, mesmo essa opção não está acessível diretamente a empresas de pequeno e médio portes, que precisam recorrer a intermediários. Resultado: embora remunerados à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), os financiamentos do BNDES chegam aos tomadores finais com juros reais muito acima dos disponíveis ao investimento de longo prazo nas demais economias emergentes.

Isso se deve às taxas de remuneração dos agentes financeiros, os bancos privados repassadores dos recursos, à cunha fiscal e aos demais custos de contratação.

Adicionalmente, o acesso aos financiamentos do BNDES é vedado a empresas com pendências fiscais e previdenciárias, ou que não disponham de garantias para cobrir integralmente o risco da operação. Por isso, na prática, 75% desses recursos acabam destinados a empresas de grande porte, em prejuízo das pequenas e médias indústrias.

Para a CNI, alem de diminuir o custo final do crédito, o país precisa simplificar a burocracia que envolve a concessão dos financiamentos. São algumas das propostas da entidade:

•Conceder prioridade ao setor industrial nas linhas de crédito do BNDES e dos demais bancos oficiais;
•    Agilizar os processos burocráticos de retirada do Cadastro de Inadimplentes da União, uma vez regularizada a situação da empresa;
•Ampliar o percentual de capital de giro associado às linhas de financiamento de longo prazo para microempresas e empresas de pequeno e médio portes no país;
•Intensificar o apoio financeiro do BNDES às microempresas e empresas de pequeno e médio portes junto aos agentes financeiros credenciados;e
•Aperfeiçoar e ampliar os fundos de aval, de modo a reduzir a necessidade de apresentação de garantias por parte das empresas.
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas