English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Economia > Política Industrial
Economia
 < voltar
Política Industrial
Tamanho do texto: A-   A   A+

A chave para o crescimento sustentado

O Brasil vive hoje uma nova fase de crescimento industrial acelerado e aumento dos investimentos. Porém, para alcançar o desenvolvimento sustentado, é importante a revisão da Política Industrial, lançada pelo governo em 2004, com a intensificação da ação governamental na área do financiamento e ampliação dos incentivos fiscais ao desenvolvimento tecnológico.

Para a CNI, as questões institucionais precisam ser aprimoradas, com uma melhor coordenação das diversas agências governamentais. Além disso, a entidade acredita que o engajamento do governo federal, organizando a estratégia de crescimento do país a partir da política industrial, poderá resultar em uma taxa de crescimento da economia bem acima dos padrões das últimas décadas.

No intuito de colaborar com a formulação de uma política industrial, a CNI participa ativamente da elaboração de propostas, por meio de sua representação em órgãos colegiados como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, e nos Conselhos de Administração da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da  Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de outras agências de fomento.

A Confederação mantém também um canal aberto de diálogo e debates com os interlocutores do setor público e do Congresso, e divulga de forma transparente suas propostas sobre o tema, em documentos como a Agenda do Crescimento, editada em 2006.

21/10/2010 | CNI lança centro de estudos para aprofundar o debate econômico

Pensar o futuro da indústria brasileira, debater tendências e formular propostas de políticas de longo prazo são os objetivos do Observatório da Indústria, que a CNI lançou no dia 21 de outubro, no escritório da instituição em São Paulo.

No dia a dia da arena política e econômica, a CNI se posiciona em relação a todos os temas de interesse direto da indústria nacional e também da sociedade brasileira, sempre na defesa de um ambiente de negócios mais simples, mais seguro e mais competitivo. A intenção, agora, é se antecipar aos problemas, pensar estratégias para que o país cresça sustentadamente, sem sustos, e com competitividade internacional.

A CNI reunirá acadêmicos da área de pesquisa econômica que trabalharão em temas relevantes para o setor e para o país, como macroeconomia, política econômica, relações do trabalho e inovação. Os temas abordados serão sempre discutidos em seminários trimestrais e, depois da conclusão, eventualmente serão publicados em livros.

De acordo com Rafael Lucchesi, diretor de operações da CNI, a ideia é envolver mais a academia, para não ter apenas o perfil de estudos elaborados por técnicos e economistas da área industrial. "O grupo vai gerar insumos para os agentes públicos e, para tanto, procuramos analistas com diferentes pensamentos para expandir o leque de propostas", diz.

Quatro nomes já estão confirmados: Samuel Pessôa, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Ricardo Paes de Barros, analista do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), João Manoel Mello, da PUC-Rio, e André Portela, economista da FGV-SP. Para Portela, é “um enorme estímulo à produção intelectual", uma vez que há posições conflitantes sobre alguns temas e esse é o ambiente para a discussão.

Ações Anteriores
21/10/10 - CNI lança centro de estudos para aprofundar o debate econômico
15/12/09 - Publicação mostra como a CNI constrói a agenda da indústria
01/09/09 - Participe do Seminário Internacional "A Hora e a Vez da Política de Desenvolvimento Produtivo"
10/08/09 - CNI divulga documento com análise da política industrial brasileira
18/02/09 - CNI instala Comissão Especial da Mineração
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas