English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Infraestrutura
Infraestrutura
 < voltar
Tamanho do texto: A-   A   A+

Sem investimento em infraestrutura, não há crescimento

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do país, a CNI defende a redução do déficit em infra-estrutura, um dos maiores entraves à indústria nacional. Para viabilizar um crescimento sustentável, é preciso investir em setores como energia, saneamento e transporte, que carecem de obras emergenciais e planejamento de longo prazo.

É clara a relação entre infra-estrutura e crescimento econômico. No Brasil, o investimento da União caiu de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), no final da década de 80, para 0,7%, entre 2000 e 2004. Historicamente, a expansão da economia brasileira pode ser relacionada a períodos de elevados investimentos estruturais.

Não estão em jogo apenas investimentos na geração de energia elétrica, reformas de estradas e expansão das redes de esgoto, mas também ações que ofereçam mais segurança aos investidores. Para atrair a participação do capital privado, o Brasil precisa de regras claras e estáveis, supervisionadas por órgãos reguladores dotados de recursos, autonomia e capacidade técnica.

O posicionamento da CNI sobre infra-estrutura está sintetizado na Agenda mínima para a infra-estrutura, entregue a ministros em janeiro de 2006, e no estudo intitulado Crescimento. A visão da Indústria, distribuído aos candidatos à Presidência da República durante a campanha eleitoral do mesmo ano.

Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas