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Índia, Brasil e África do Sul (Ibas)
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Desenvolvendo uma aliança trilateral

O Conselho Empresarial IBAS (Índia – Brasil – África do Sul) foi criado em março de 2005 com o intuito de promover e encorajar o comércio e investimento entre os países participantes. Trata-se de uma inovação em termos de cooperação internacional, pois é uma aliança trilateral com ênfase na aceleração das relações comerciais entre as nações.

O Conselho conta com a participação da CNI, do lado brasileiro; de três organizações da Índia: a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia - FICCI, a Confederação da Indústria da Índia - CII e a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia - ASSOCHAM; e da União Empresarial da África do Sul (BUSA).

15/10/2008 | Países do IBAS precisam investir em transportes

A CNI apresentou durante a Cúpula Índia, Brasil, África do Sul (IBAS), realizada de 13 a 15 de outubro em Nova Délhi, na Índia, um estudo em que aponta a necessidade de os três países investirem em infra-estrutura de transportes, principalmente na portuária, para garantir o cumprimento da meta de aumentar o comércio intrabloco para US$ 15 bilhões em 2010. No ano passado, a corrente de comércio entre os três países alcançou US$ 10,1 bilhões.

Entre as recomendações presentes no estudo da CNI, está a promoção da eficiência dos terminais portuários nos três países (de modo a diminuir o tempo de carga e descarga dos navios). O estudo sugere a criação de um porto para servir de plataforma de conexão (hub, na linguagem técnica) em cada um dos países do IBAS, que seriam alimentados por navegação de cabotagem ou por empresas que operam rotas mais curtas. Além disso, é sugerida a concentração em um porto sul-africano para concentrar as operações de transbordo de carga nos três países.

O estudo da CNI também faz algumas recomendações para melhorar o transporte aéreo entre Brasil, África do Sul e Índia. Uma delas é o estabelecimento de um acordo de céus abertos, ou seja, garantir às empresas aéreas o direito de efetuar vôos para terceiros países das regiões envolvidas, operar sem restrições de número de vôos, rotas e aeronaves nos países do IBAS e fixar os preços de acordo com o mercado. O transporte doméstico de passageiros e de cargas (cabotagem) continuaria restrito às companhias aéreas nacionais.

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