English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Meio ambiente > Mudança do clima
Meio ambiente
 < voltar
Mudança do clima
Tamanho do texto: A-   A   A+

Conscientização é fundamental para reduzir emissões

Os Relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante o ano de 2007, revelaram que os acúmulos na atmosfera dos gases de efeito estufa (GEEs) aumentam significativamente os riscos de acidentes ambientais no planeta.

Governos e setores da sociedade estão se mobilizando, em vários países, para reduzir as emissões desses gases. São políticas que incluem a introdução de programas de redução e comércio de emissões, taxas sobre a produção de energias poluentes, bem como regulamentos e normas para incentivar a eficiência energética e a gestão de emissões.

O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo se comparado a outros países, principalmente aqueles em desenvolvimento. Esta matriz, baseada na hidroeletricidade, consome bem menos do que combustíveis fósseis – principais geradores de gases de efeito estufa e que contribuem para o aquecimento global.

É neste contexto que o setor produtivo tem dado a sua contribuição: fortalecendo parcerias com a comunidade científica e órgãos públicos para incentivar pesquisas e inovações tecnológicas. Entre os pontos estudados destacam-se a eficiência energética, as energias renováveis, a fixação de carbono na biomassa e em sumidouros geológicos, e a formulação do inventário de emissões do país.

O setor industrial também vem adotando medidas para reduzir a emissão de GEEs, e alguns setores já vislumbram oportunidades de negócios no mercado global de crédito de carbono. A comercialização de crédito de carbono pode ser ainda mais rentável quando os projetos forem validados e verificados de acordo com a norma ISO 14064, publicada em 2006.

Voltada à quantificação e ao monitoramento de emissões de GEEs, a ISO 14064 foi elaborada com a participação da CNI, que tem representação na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No mercado internacional, a tonelada de carbono de uma empresa detentora da validação ISO 14064 poderá valer mais.

08/02/2011 | CNI lança guia sobre mudança climática e estratégias de negócios

A CNI lança no dia 25 de fevereiro de 2011 o Guia de Referência Estratégias Corporativas de Baixo Carbono: Gestão de Riscos e Oportunidades, que apresenta importantes ferramentas para o empresário incorporar a variável mudança do clima no desenvolvimento da sua estratégia de negócios. O Evento de Lançamento será no Hotel Grand Hyatt São Paulo, com apresentação de cases da Vale, da Braskem e da Suzano.
“O mundo do século 21 nos convoca a refletir sobre desafios contemporâneos irrecusáveis e a buscar caminhos que levem ao seu enfrentamento e superação. A questão das mudanças climáticas é uma delas”, reconhece o presidente da CNI, Robson Andrade, em texto de apresentação da publicação. “São inegáveis, de fato, os benefícios associados à incorporação da variável clima na estratégia corporativa”.
Para Robson Andrade, quanto mais cedo as empresas começarem a investir nessa questão, maiores serão as chances de se inserirem, com sucesso, na economia de baixo carbono, que, em sua avaliação, avança em ritmo acelerado.
Em parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, o Guia apresenta um conjunto de ferramentas para apoiar o empresariado no levantamento de riscos e na identificação das oportunidades relacionadas às mudanças globais do clima no seu ambiente de negócios. O objetivo final é agregar valor à estratégia corporativa no desenvolvimento de novos produtos, na melhoria da posição competitiva das empresas e na defesa de sua reputação institucional e empresarial.

Inscrições pelo e-mail clima@cni.org.br

Confira a programação

Ações Anteriores
08/02/11 - CNI lança guia sobre mudança climática e estratégias de negócios
14/12/10 - CNI divulga posição do setor industrial na COP16
10/12/10 - Aumenta a preocupação dos brasileiros com a mudança do clima
07/12/10 - CNI participa da Conferência do Clima
24/09/10 - CNI promove seminário para discutir com os estados iniciativas em mudanças climáticas
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas