English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Responsabilidade Social > Gestão Empresarial
Responsabilidade Social
 < voltar
Gestão Empresarial
Tamanho do texto: A-   A   A+

Hoje, a sociedade espera da indústria contibuições para o desenvolvimento sustentável. Para ajudar as empresas a se tornarem socialmente responsáveis, a CNI, por meio do SESI, desenvolve um programa de soluções sociais adequado às necessidades específicas de cada empresa.

Indústrias com unidades em diversos estados recebem atendimento com o mesmo nível de qualidade, graças à presença do SESI em todo o Brasil.

Com esse apoio, empresas de todos os portes são capazes de efetuar um diagnóstico de gestão e qualificar as relações com os diversos públicos envolvidos em seu negócio: funcionários, clientes, comunidade, fornecedores, acionistas e governo. Saiba mais no site do SESI.

 

27/04/2011 | Seminário divulga a norma internacional ISO 26000

O combate à discriminação e à corrupção são desafios para a implantação da ISO 26000, a norma internacional de responsabilidade social, nas empresas brasileiras. A afirmação é do presidente mundial da ISO 26000, Jorge Cajazeira, que esteve no seminário de divulgação da norma, realizado nesta terça-feira, 19 de abril, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Segundo Cajazeira, as empresas brasileiras associam, na maioria das vezes, responsabilidade social à filantropia, mas não é só isso. Ele destaca que várias grandes empresas que faliram tanto no Brasil quanto no mundo estavam envolvidas em esquemas de corrupção. “A questão de envolvimento com fraudes, de má governança organizacional e até erros nas atitudes socioambientais são os fatores que mais levam empresas à falência e não apenas questões eminentemente financeiras”, destacou.

O gerente-executivo de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo da CNI, Emerson Casali, disse que a norma ISO 26000 veio para esclarecer o tema para as organizações e associar a responsabilidade social a ações éticas. “As empresas passam a mudar a ideia de apenas financiar ações beneficentes, mas de ter uma atitude correta com todas as partes envolvidas. Essa mudança de pensamento é fundamental para a construção de um país mais sustentável”, afirmou.

Para o gerente-executivo da Unidade de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria (SESI), Alex Mansur, o tema deve ser visto como forma de melhorar os negócios. “As preocupações com a responsabilidade social torna a gestão das empresas mais ágil e transparente”, disse.

Cerca de cem pessoas participaram do seminário de divulgação da ISO 26000. O evento é uma parceria da CNI com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as empresas Suzano, do setor de papel e celulose, e da Petrobras. Outros encontros para apresentar a norma a empresários foram realizados desde o ano passado em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Neste ano, serão realizados outros eventos em capitais do país.

Mais informações sobre a norma podem ser obtidas nos seguintes links:

www.iso.org/sr | Informativo do Grupo de Trabalho Internacional
www.abnt.org.br | ABNT, informações e acesso ao “comitê espelho” brasileiro
www.uniethos.org.br/gtethosiso26000 | Instituto Ethos, com informações sobre atividades de implementação e acesso aos registros do grupo de trabalho de empresas que acompanhou a construção da norma.
www.gao.org.br | GAO – Grupo de Articulação da ONGs Brasileiras na ISO 26000, com informações sobre as atividades e acesso ao grupo de entidades envolvidas na construção da norma e sua implementação.

Ações Anteriores
27/04/11 - Seminário divulga a norma internacional ISO 26000
09/12/10 - ISO 26000 é lançada no Brasil
10/10/08 - Empresas dão exemplo de investimento na responsabilidade social
29/05/08 - Inscrições do Prêmio CNI podem ser feitas até 10 de setembro
11/03/08 - CNI promove exposição sobre 200 Anos de Indústria
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas