English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Trabalho > Desenvolvimento associativo
Trabalho
 < voltar
Desenvolvimento associativo
Tamanho do texto: A-   A   A+

Mais representatividade para os sindicatos patronais

Um dos principais objetivos da CNI é ampliar e legitimar a representatividade e eficácia dos sindicatos patronais – diretriz prevista, inclusive, no planejamento estratégico da entidade. Nesse sentido, a Confederação trabalha para o fortalecimento dos sindicatos, recomendando que as federações estimulem os sindicatos associados a elaborarem projetos de promoção associativa junto às indústrias.

Só será possível aumentar o número de empresas filiadas aos sindicatos se eles forem fortalecidos. As ações da CNI em relações sindicais podem ser divididas em dois grupos de iniciativas interdependentes:

Representatividade
• Ampliar o número de associados;
• Aumentar a participação dos associados na vida da organização.

Sustentabilidade
• Oferecer serviços novos e/ou melhores;
• Incrementar o desempenho operacional;
• Capacitar os sindicatos em competências como gestão e liderança.

É também com a meta de fortalecer os sindicatos patronais que a CNI reformulou seu Boletim RT, de forma a aproximar-se ainda mais das federações estaduais das indústrias e dos sindicatos e associações.

Um novo círculo virtuoso na indústria

Pilar das ações de desenvolvimento associativo da CNI, o Programa de Desenvolvimento Associativo tem como desafio articular atores e projetos voltados para a sustentabilidade do Sistema Indústria. Outra meta é trabalhar pela ampliação e participação das bases sindicais, com vistas a aumentar a representatividade do setor industrial.

Sindicatos sustentáveis e representativos geram um círculo virtuoso: com seu apoio, novos serviços chegam às indústrias; as empresas se associam para ter acesso a estes serviços; a indústria associada percebe o papel do sindicato e participa de forma a aumentar sua representatividade. Fechando o ciclo, os sindicatos obtêm maior legitimidade e volume de serviços para suas bases.

18/03/2011 | CNI firma parceria com CNC para fortalecer representação empresarial

Os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos, assinaram no dia 17 de março o Termo de Cooperação para atuação conjunta em ações voltadas à modernização e ao fortalecimento dos sindicatos empresariais.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a parceria com a CNC fortalece a
representação empresarial: “nossos objetivos são convergentes: atuamos para assegurar
melhores condições de competitividade para o desenvolvimento empresarial e do País. Ao fortalecer os sindicatos, reforçamos nossa capacidade de atender as empresas”.

A cooperação abrange o compartilhamento de informações sobre projetos já executados por cada Confederação e a construção de novos projetos, que envolverão aporte de conhecimento e recursos das duas organizações.

Os projetos a serem desenvolvidos no âmbito dessa cooperação integrarão o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), desenvolvido pela CNI desde 2008 com o objetivo de modernizar seus sindicatos.

Executado em parceria com as 27 federações estaduais da Indústria, o Programa investe em planejamento e gestão, em capacitação de lideranças sindicais, em modernização da tecnologia e em ações para aprimorar a comunicação dos sindicatos com as empresas representadas.

Ao longo desses três anos de existência do PDA, a CNI capacitou mais de dois mil líderes e técnicos de sindicatos, apoiou a realização de planejamentos estratégicos de mais de 300 sindicatos e a aquisição de 800 equipamentos de tecnologia da informação. Para aproximar os sindicatos das empresas, foram criados 480 sites de sindicatos e produzidos mais de 135.000 portfólios, com informações sobre a atuação e os serviços oferecidos pelos sindicatos, pelas Federações de Indústria, pela CNI e por SESI, SENAI e IEL.

Ações Anteriores
18/03/11 - CNI firma parceria com CNC para fortalecer representação empresarial
29/10/09 - Encontro Nacional da Indústria definirá agenda pró-crescimento
25/05/09 - CNI investe na criação de sites para sindicatos industriais
29/10/08 - ENAI 2008
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas