English version
Uma entidade do
 Buscar
Página Inicial Links Rede CNI Newsletter RSS Fale Conosco
Página inicial  > CNI em Ação > Trabalho > Saúde e Segurança do Trabalho
Trabalho
 < voltar
Saúde e Segurança do Trabalho
Tamanho do texto: A-   A   A+

Saúde e segurança com competitividade

A CNI defende a indústria na elaboração e modificação das leis relacionadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho, mantendo-se sensível às necessidades dos trabalhadores. Essa atuação se dá através da participação em comissões tripartites, que reúnem representantes de empregados, empresas e governo. Antes de apresentar propostas em comissões, a CNI sempre consulta federações e sindicatos para coletar sugestões.

Uma das principais comissões no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego é a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTTP), criada em 1996 para ser um fórum de discussões sobre saúde e segurança no trabalho. A CTTP tem como foco a revisão e modernização das normas, priorizando a redução do índice de acidentes fatais.

Na visão da CNI, o desafio neste processo é evitar excessos – que só terminam por engessar ainda mais a legislação –, garantindo o desenvolvimento sustentável da indústria e, ao mesmo tempo, preservando a saúde e segurança do trabalhador.

Para a Confederação, é indispensável, por exemplo, a reforma do seguro-acidente do trabalho. Com o objetivo de evitar superposições e duplicidades, ele deveria cobrir todos os riscos de acidentes do trabalho, articulando-se com os sistemas de custeio da previdência complementar e dos seguros-saúde.

Outras comissões importantes que contam com a participação da CNI são o Grupo de Trabalho Tripartite sobre Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing e a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz). Além de ser a interlocutora da indústria nas comissões tripartites, a entidade cumpre o papel de difundir conhecimento entre seus associados sobre as normas trabalhistas em vigor.

Documentos para download
Grupo de Trabalho Tripartite sobre Trabalho em Teleatendimento / Telemarketing
Reunião Plenária da Comissão Permanente do Benzeno (CNPBz)
Aditivo ao Acordo Nacional do Benzeno
Norma Regulamentadora 7
Norma Regulamentadora 9

03/04/2009 | SESI assina com a ONU acordo para beneficiar trabalhadores da indústria

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) firmam no dia 3 de abril uma parceria com destaque para o envolvimento dos homens na promoção da igualdade. A assinatura faz parte das atividades do Simpósio Global Engajando Homens e Meninos pela Igualdade de Gênero, que reúne nesta semana, no Rio de Janeiro, cerca de 500 representantes de todo o mundo para discutir avanços e desafios no estabelecimento de programas e políticas voltados para homens. Por meio da parceria, a cada ano o SESI e o UNFPA promoverão ações específicas, voltadas para os trabalhadores da indústria.
 
Com o apoio técnico do Fundo de População das Nações Unidas, o SESI vai idealizar campanhas e produtos institucionais que sirvam de referência para profissionais e trabalhadores de diferentes setores industriais. “Também vamos realizar treinamentos que aumentem a capacidade institucional das empresas em temas de gênero e saúde sexual e reprodutiva”, afirmou o gerente executivo Saúde e Segurança do Trabalho do SESI, Fernando Coelho Neto.

Em 2008, as ações educativas e preventivas do SESI atingiram em torno de 1,8 milhão de trabalhadores das empresas. Como as atividades desse programa serão incorporadas nas ações, pelo acordo os profissionais da área de recursos humanos, saúde e segurança no trabalho e trabalhadores poderão ter acesso a materiais especialmente elaborados, incluindo questões como masculinidade e o envolvimento de homens trabalhadores na indústria pela igualdade, além de eventos e capacitações.

De acordo com Neto, a parceria com o Fundo de População das Nações Unidas é fundamental para ampliar o acesso das indústrias ao conhecimento sobre questões relativas aos temas de gênero e saúde sexual e reprodutiva, uma vez que a experiência das iniciativas lideradas pelo UNFPA tem demonstrado mudanças positivas no comportamento e nas atitudes dos homens. Além disso, o acordo promoverá um envolvimento maior do setor privado por meio do incentivo do SESI.

Ações Anteriores
03/04/09 - SESI assina com a ONU acordo para beneficiar trabalhadores da indústria
10/09/08 - Mudanças na cobrança previdenciária preocupam as empresas
24/03/08 - CNI ganha mais prazo para setor de rochas
02/10/07 - Regulamentação do Fator Acidentário de Prevenção
Serviços do Sistema Indústria > · Banco de Talentos · Editais e Licitações
 
Escritório São Paulo
CNI - Confederação Nacional da Indústria
Rua Olimpíadas, 242, 10º andar, na Vila Olímpia
São Paulo - SP - Tel. (11) 3040-3860
Sede
CNI - Confederação Nacional da Indústria
SBN - Quadra 01 - Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Brasília - DF - CEP:70040-903
Tel. (61) 3317-9000
Fax. (61) 3317-9994
Contador de páginas